terça-feira, 25 de novembro de 2014

Casamento via WhatsApp

WhatsApp, o sistema de mensagens instantâneas muito usado em smartphones, está deflagrando uma nova forma de interação entre as pessoas, que agora preferem enviar mensagens de texto do que falar.
Agora, também está se tornando o método preferido para os casais se comunicarem.  Mas isso pode afetar o casamento?  Em que sentido?
"É mais barato, mais rápido, mais fácil, você pode comunicar-se a qualquer momento."  Isto é o que pensa um número cada vez maior de pessoas em todo o mundo, graças ao crescimento do uso de smartphones, o que, sem dúvida, está sinalizando uma mudança significativa liderada por aplicativos de mensagens instantâneas ou chamados "chats" de bate-papo.
"Há 20 anos você esperava que te telefonassem em casa.  Dez anos atrás, esperava uma chamada via celular ou mensagem SMS.  Cinco anos atrás você esperava um e-mail ou mensagem de bate-papo no Hotmail.  Hoje você espera um WhatsApp", diz Jaime Hoyos no Portal LaInformacion.com.
Mas como tudo tem seus "prós" e "contras", essa nova moda também não será exceção.  Analisemos as vantagens e desvantagens dessa mudança desencadeadas pela tecnologia.

Os pontos a favor
Os avanços tecnológicos têm seu mérito e despertam admiração.  Neste caso estamos falando de um sistema que cruza fronteiras.  Sem pagar um único centavo, oferece a possibilidade de uma conversa em tempo real com as pessoas, que tanto podem estar a poucos metros, como podem estar do outro lado do mundo.
No caso de relacionamentos próximos, como num casamento, por exemplo, esse bate-papo tornou-se o canal de comunicação preferido para muitos casais, porque pode facilitar a interação mesmo que ambos os cônjuges se encontrem em seus empregos ou ocupados em suas tarefas diárias .
Segundo Mireia Fernandez, uma pesquisadora da Universidade Aberta da Catalunha e especializado nas implicações sociais da telefonia móvel, "casais usam celular, seja via SMS ou mensagens instantâneas do WhatsApp, para dizer "coisas carinhosas", para administrar o dia-a-dia e para tomar pequenas decisões, como comprar algo para a casa.  Aplicações mais avançadas permitem o envio de fotos instantaneamente e até mesmo mensagens de voz, o que as torna o meio ideal para que os casais estejam em contato constante, sem ter que falar na frente dos outros, e assim preservar a privacidade.  E porque são grátis, podem ser usados ​​ de forma contínua. "('Os vários usos do WhatsApp, SMS e e-mail em nas relações entre casais', Ca saCocheCurro.com)
Mas, como qualquer nova tecnologia, o WhatsApp precisa ser bem usado para evitar surpresas, pois as características deste canal podem criar relações mais frias, ansiedade, e, paradoxalmente, "falta de comunicação" entre o casal.

Mas o que há de não tão favorável?
Uma das questões que podem se converter em uma fonte de conflito é o fato de que o WhatsApp e outros sistemas de comunicação instantânea são justamente "instantâneos", o que significa que o usuário deve estar disponível o tempo todo e deve responder rapidamente às mensagens que são enviadas.
"Não importa se você está no trabalho, praticando um esporte ou em um funeral.   A resposta deve ser instantânea.  Se o casal permitir que esta dinâmica exista no seu relacionamento, a controvérsia está pronta", opina o jornalista Jaime Hoyos.
Em algumas pessoas isso pode causar ansiedade e, por vezes, desconfiança ou dúvidas do tipo "por que você não responde?" ou "O que estará fazendo ?". "Você tem que saber como administrar a sua conectividade, c aso contrário o WhatsApp pode violar a privacidade", diz o psicólogo Pablo Viudes no artigo "Como superar seu vício ao WhatsApp".   "A disponibilidade de pessoas é a base de sua autoafirmação.  Se você não pode responder na hora, então não pode e pronto", acrescenta o especialista.
Os especialistas aconselham dialogar com o parceiro se pressentem que situações podem causar mal-entendidos e assim evitar conflitos.  Frieza é outro dos aspectos que mais preocupam num ambiente virtual, e num casamento pode ser ainda mais grave.  Os aparatos tecnológicos devem ser ferramentas de apoio, mas nunca podem substituir uma conversa com o seu cônjuge, uma palavra de carinho, ou um abraço.  É preciso saber como dar a cada coisa o seu uso adequado e, desse modo, ninguém sairá prejudicado.
Obviamente este canal de comunicação não deve ser a única forma de interação com cônjuge. Deve ser combinado com o tradicional e nunca obsoleto contato físico.  Dedicar um tempo semanal para compartilhar com cônjuge é essencial.  Deve ser um momento de intimidade na vida corrida do dia a dia.
Na verdade, o problema não é o WhatsApp nem o smartphone, mas sim o mau uso feito destes.  Embora possa ser uma ferramenta maravilhosa, também pode ser um obstáculo para o relacionamento conjugal.
Fontes: LaFamilia.info , LaInformacion.com, LaVanguardia.com, CasaCocheCurro.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário